Área do cliente


Email:
Senha:


Ainda não tem login e senha?

Inscreva-se

Normas para Envio de Trabalhos - Master

Os trabalhos poderão ser submetidos para aprovação até o dia 15 de agosto de 2017, nas modalidades RESUMO EXPANDIDO e ARTIGO CIENTÍFICO, relativos a pesquisas em andamento ou concluídas, bem como a relatos de experiências, articulados às Linhas Temáticas do Simpósio, descritas a seguir.


Linha Temática 1: Consciência, Autoconhecimento e Educação

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Educação versa sobre a relevância do despertamento, desenvolvimento e uso da Consciência, bem como do Autoconhecimento, no processo educativo formal e/ou informal, enfocando, especialmente, a formação integral do ser humano, nos níveis físico, psíquico e moral (espiritual).


Linha Temática 2: Consciência, Autoconhecimento e Filosofia

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Filosofia visa aprofundar os temas (Consciência e Autoconhecimento) sob as diferentes abordagens da Filosofia – a exemplo da Metafísica, da Filosofia Crítica; bem como, da Filosofia e suas relações com disciplinas afins (como a lógica, a ética e a estética) e com ciências especiais.


Linha Temática 3: Consciência, Autoconhecimento e Ciência

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Ciência versa sobre a relevância da orientação científica e tecnológica por diretrizes ético-morais, cientificando-se do quanto é ou não possível realizar, ou seja, construir teorias, produtos e serviços que façam sentido acerca de qualquer assunto que importe. 


Linha Temática 4: Consciência, Autoconhecimento e Saúde

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Saúde investiga a relação de cuidado, zelo e respeito que o Ser Humano deve ter com o corpo e a mente, através de um viver consciente de que, além do equilíbrio orgânico, é necessário equilibrar-se emocional e espiritualmente.


Linha Temática 5: Consciência, Autoconhecimento e Arte

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Arte exorta a relevância de práticas artísticas como instrumentos essenciais para o desenvolvimento do ser humano, revelando e favorecendo ao mesmo estado de ser consciente de sua verdadeira essência espiritual revelada através de ações significativamente ricas e esteticamente belas.


Linha Temática 6: Consciência, Autoconhecimento e Inteligência

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Inteligência tem como premissa a investigação acerca da capacidade humana de bem adaptar, bem perceber, bem admirar, bem compreender e bem celebrar a realidade como ela é, permitindo ao ser humano o conhecimento dos fins que o mesmo propõe-se a alcançar, bem como os meios indubitavelmente adequados para sua consecução. Tem como objetivo estabelecer a relação necessária entre o desenvolvimento da inteligência para o alcance da consciência e do autoconhecimento.


Linha Temática 7: Consciência, Autoconhecimento e Espiritualidade

A linha temática Consciência, Autoconhecimento e Espiritualidade prima pela investigação da arte, ciência e magia do conhecimento espiritual com o fim de despertar, desenvolver e expandir o grau de consciência até então adquirido pelo ser humano favorecendo ao mesmo as concepções de quem realmente é, de onde veio e para onde vai, em consonância e equilíbrio dinâmico com a Moralidade Universal que a conduta dos corpos celestes denuncia.


Linha Temática 8: Consciência, Autoconhecimento e Sustentabilidade Sócioambiental

A linha temática Consciência Ambiental e Sustentabilidade tem como premissa ressaltar a necessidade de despertar, desenvolver e expandir a Consciência Ambiental como um caminho para a sustentabilidade do indivíduo, da humanidade e do Planeta, conduzindo o ser humano agir e interagir de maneira equilibrada e sustentável.


Esclarece-se que a inscrição no evento é necessária para o envio de trabalhos. Neste sentido, caso o trabalho seja uma produção coletiva (até 3 participantes), pelo menos um dos autores deverá estar previamente inscrito no evento. 

O pagamento – de cada participante - deve ser efetuado antes do envio do trabalho, através do site do evento ou por meio de um monitor credenciado. Importa ressaltar que a taxa de inscrição não será devolvida caso o trabalho não seja selecionado.

O título do trabalho enviado deverá conter, necessariamente, o termo Consciência e/ou Autoconhecimento, de acordo com as Linhas Temáticas do Evento. Além disso, ressalta-se que, mediante aprovação do trabalho, o mesmo será apresentado em Sessão de Pôsteres e divulgado nos Anais do Evento.

A coordenação da Comissão Científica analisará as propostas de trabalhos que necessariamente atendam às Linhas Temáticas do evento e também às orientações de organização e formatação. Os autores serão notificados pelo site sobre o resultado da avaliação, com o dia e o horário de exposição na Sessão de Pôsteres, bem como o tempo de permanência dos autores para tirar dúvidas dos visitantes.

Serão fornecidos certificados aos que tiverem seus trabalhos aceitos.

Somente serão aceitos trabalhos que atendam aos critérios abaixo estabelecidos.


1 NORMAS PARA INSCRIÇÃO NA MODALIDADE RESUMO EXPANDIDO

Para submissão do trabalho na modalidade RESUMO EXPANDIDO, apresentando resultados de pesquisas em andamento ou concluídas, bem como relatos de experiências, articulados às Linhas Temáticas do Simpósio, serão aceitos trabalhos com até 03 (três) autores, que ainda não tenham sido apresentados e publicados em outros eventos  e que contenham no título o termo Consciência e/ou Autoconhecimento

Observação: Não serão analisados trabalhos com mais de 03 (três) autores e/ou sem o termo Consciência e/ou Autoconhecimento no título.


Orientações Importantes:

a) O autor deverá indicar na ficha de inscrição o formato escolhido para apresentação, assim como a Linha de Pesquisa à qual submeterá o seu trabalho.

b) Não há limite de trabalhos para cada interessado, porém cada trabalho deverá ser apresentado separadamente;

c) Não serão admitidos trabalhos que não possuam Professor Orientador credenciado junto a uma instituição de ensino superior;

d) Os trabalhos deverão ser enviados por meio do site do evento endereço: contato@simposioconsciencia.com.br (com cópia para ocidemnte@gmail.com).


Para Validação do Resumo Expandido:

O resumo expandido deve ser adequadamente identificado, bem como enviado em dois formatos (Word e PDF) configurado para papel A4 com a seguinte formatação de margens: superior 3 cm, inferior 2 cm, esquerda 3 cm, lateral direita 2 cm e conter os seguintes itens, obedecendo à organização e sequência abaixo.

Orientações Gerais:
  • Linha de Pesquisa em destaque, em fonte Arial 14.
  • Título, em fonte Arial 12, negrito e centralizado (se houver subtítulo, separá-los por dois pontos e retirar o negrito).
  • Nome dos(as) Autores(as), instituição de origem e e-mail para contato, em fonte Arial 10.
  • Texto conciso, composto de, no mínimo, 250 palavras e, no máximo, 500 palavras, em fonte 12, justificado e espaçamento entre linhas simples, em que se trate unicamente do conteúdo do trabalho a ser apresentado pelo(s) Autor(es).
  • Abaixo do resumo, deve constar no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por ponto, sendo uma delas "Consciência".

Estrutura do Resumo:

  • Introdução: descrever sucintamente o tema do trabalho e o referencial teórico;
  • Objetivo: descrever o objetivo geral da pesquisa;
  • Metodologia: descrever a metodologia da pesquisa (como, onde e quando foi realizada);
  • Resultados e discussão: descrever os resultados encontrados e a discussão;
  • Conclusões: informar se os objetivos da pesquisa foram alcançados, e indicar as recomendações, quando pertinentes.
  • Referências - indicação das obras citadas na pesquisa, conforme a NBR 6023/2002.
 

2 NORMAS PARA INSCRIÇÃO NA MODALIDADE ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico é definido como um pequeno estudo, porém completo, que trata de uma questão verdadeiramente científica, mas que não se constitui em matéria de um livro, apresentando resultados de estudos ou pesquisas e distingue-se dos demais trabalhos de natureza científica pela sua reduzida dimensão e conteúdo, sendo publicados em revistas ou periódicos especializados (LAKATOS; MARCONI, 1991).

É importante que o pesquisador publique os resultados de seus trabalhos de pesquisa, com fins de favorecer a ampliação do conhecimento na área do conhecimento como também como forma de proporcionar ao leitor, mediante a descrição da metodologia empregada e resultados obtidos, repetir a experiência.

O pesquisador deve elaborar um artigo entre 05 e 10 laudas, incluindo elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

A sua elaboração deve seguir as normas da NBR 6022 2003, de acordo com a seguinte estrutura: 

Elementos Pré-textuais

· Título e subtítulo do trabalho

· Autor,

· Instituição

· Endereço eletrônico (e-mail)

· Resumo em português (até 250 palavras)

· Palavras-chave em português

Elementos Textuais

· Introdução

· Desenvolvimento

· Conclusão

Elementos Pós-textuais

· Referências

 

3 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

A avaliação dos trabalhos irá considerar como critérios a relevância e pertinência da proposta; contribuições para a compreensão da consciência em suas várias vertentes de estudo, explicitadas nas Linhas Temáticas do Evento; e coerência com os objetivos propostos. 

A divulgação dos resultados será realizada, através do site do evento, no dia 30 de agosto de 2017.

Os casos omissos serão submetidos à Comissão Científica e por ela decididos.


4 NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO PÔSTER

  • Após aprovação do seu trabalho pela comissão avaliadora do evento, o pôster deve ser organizado a partir dos seguintes tópicos básicos: Introdução, Objetivos, Referencial Teórico, Metodologia, Resultados, Conclusão e Referências, de maneira que se distribua claramente no pôster.
  • O tamanho de letra a ser utilizada não deve ser inferior a 24.
  • A inclusão de tabelas, figuras, fotos e gráficos enriquece e favorece o layout do pôster.
  • Preferencialmente, o pôster deverá ser confeccionado em "lona com acabamento”, podendo também ser feito em polietileno ou outros materiais, ficando a critério do(s) Autor(es) e sob sua responsabilidade.
  • O tamanho padrão do pôster é 0,90cm de largura e 1,20cm de comprimento.
  • Atentar para que o pôster tenha cordão para ser pendurado nos locais de exposição.
  • Trinta minutos antes do programado para início da sessão, o(s) Autor(es) de Pôster deve(m) entregar o seu pôster ao Coordenador ou Monitores responsáveis pela Sala de Apresentação de Pôsteres, que o fixarão nesta.
  • Salienta-se que não serão analisados trabalhos com mais de 03 (três) autores e/ou sem o termo Consciência no título do artigo.
  • Estará sob a responsabilidade do(s) autor(es) a elaboração do pôster; recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) responsável(eis).
  • Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Evento (CD-ROM). Serão certificados os(as) autores(as) cujos trabalhos tenham sido aceitos.

 

Normas para Envio de Trabalhos - Infanto-juvenil

A Comissão Científica do evento receberá inscrições de trabalhos de estudantes (até 21 anos) até 15 de agosto de 2017, em forma de Trabalho de Iniciação Científica, articuladas às Linhas Temáticas do Simpósio.


A inscrição no evento é necessária para o envio de trabalhos. Caso o trabalho seja uma produção coletiva (até 3 participantes), todos os autores deverão estar previamente inscritos no evento. O pagamento – de cada participante - deve ser efetuado antes do envio do trabalho, através do site do evento. Importa ressaltar que a taxa de inscrição não será devolvida caso o trabalho não seja selecionado.

A coordenação da Comissão Científica analisará as propostas de trabalhos que necessariamente atendam às Linhas Temáticas do evento e também às orientações de organização e formatação. Os autores serão notificados pelo site sobre o resultado da avaliação, com o dia e o horário de exposição na Sessão de Pôsteres, bem como o tempo de permanência dos autores para tirar dúvidas dos visitantes.

Serão fornecidos certificados aos que tiverem seus trabalhos aceitos.

Somente serão aceitos trabalhos que atendam aos critérios abaixo estabelecidos.

Para submissão do trabalho, apresentando resultados de Trabalhos de Iniciação Científica por estudantes que investigam a temática Consciência, sob o enfoque de uma das Linhas Temáticas do Simpósio, serão aceitos aqueles que ainda não tenham sido apresentados e publicados em outros eventos com até 03 (três) autores (estudantes) e, necessariamente, um professor(a) orientador(a) e que contenham no título o termo Consciência. Não serão analisados trabalhos com mais de 03 (três) autores (estudantes).


1 ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

O arquivo (enviado em Word e PDF) deverá conter os seguintes itens, obedecendo a organização e sequência abaixo:

  • Linha Temática (de acordo com as linhas acima citadas).
  • O título em MAIÚSCULO/NEGRITO, devendo conter o termo Consciência.
  • Nome dos(as) Autores(as).
  • Nome do(a) Orientador(a).
  • Instituição de Ensino dos(as) Autores(as).
  • Endereço eletrônico (e-mail).
  • Resumo (conforme estrutura descrita no item Estrutura do Trabalho).
  • Palavras-chave (três palavras-chave, separadas por ponto, sendo uma delas Consciência).

Orientações quanto ao conteúdo do Trabalho:

1. OBJETO (explicitar o que é o objeto de investigação)

O objeto trata do assunto que se deseja provar, investigar ou desenvolver de modo contextualizado, especificando de que trata o trabalho, de forma caracterizada e com limites bem definidos, se necessário, especificar o local, circunstância e outros detalhes que permitam situar com segurança o objeto da investigação.

2. FINALIDADE (explicitar para que o trabalho foi realizado)

A finalidade subdivide-se em objetivo geral e objetivos específicos. O objetivo geral trata da própria significação do tema investigado. Deve dizer o mais precisamente possível os fins teóricos e práticos que se propõe alcançar, qual o objetivo maior do tema. Os objetivos específicos apresentam um caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo, de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicá-lo a situações particulares.

3. JUSTIFICATIVA (explicitar o porque da realização do trabalho)

Na justificativa ressalta-se a importância do tema do ponto de vista geral e para os casos particulares em questão. A justificativa também é o elemento unificador entre a teoria e os objetivos da pesquisa, ressalta a importância da pesquisa no campo da teoria. Neste item, apresentar os referenciais teóricos (autores) que embasaram o trabalho.

4. MÉTODO (explicitar como, quanto, quando e onde o trabalho foi realizado)

No método apresentam-se os procedimentos metodológicos empregados para o levantamento de dados, sua utilização no processo de análise e o funcionamento do tema investigado. Esses procedimentos devem estar adequados ao problema a ser investigado e aos objetivos definidos pelo pesquisador.

5. RECURSOS (explicitar os recursos humanos – com quem e os recursos materiais – com que – que foram empregados no trabalho)

6. RESULTADOS (explicitar os resultados alcançados no trabalho)

7. REFERÊNCIAS (explicitar as fontes utilizadas)

Nas referências apresentar todos os autores citados ao longo do trabalho, de acordo com normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 6023[1]


2 FORMATAÇÃO DO TRABALHO

O trabalho deve ser formatado respeitando a seguinte estrutura:

  • Tamanho do papel: A4
  • Margem superior e esquerda: 3,0 cm
  • Margem inferior e direita: 2,0 cm
  • Fonte: Arial, tamanho - texto: 12pt; título e subtítulo: 14pt
  • Espaçamento entre linhas: simples
  • Alinhamento: justificado


3 AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DO TRABALHO

A avaliação dos trabalhos irá considerar como critérios a relevância e pertinência da proposta; contribuições para a compreensão da consciência em suas várias vertentes de estudo, explicitadas nas Linhas Temáticas do Evento; e coerência com os objetivos propostos.

Os casos omissos serão submetidos à Comissão Científica e por ela decididos.


4 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS E CERTIFICAÇÃO

Os trabalhos aprovados deverão providenciar a confecção do pôster de acordo com as especificidades a seguir:

A versão final do pôster, de responsabilidade do(s) autor(es), deverá ter as seguintes medidas: 1,20m de altura e 0,90m de largura. Recomenda-se que seja colocado no pôster acabamento com cordão. O(s) autor(es) fica(m) livre(s) para escolher a melhor apresentação gráfica do pôster, desde que contenham as seguintes informações:

  • Título do trabalho;
  • Nome completo e credenciais do(s) autor(es) e do(a) Orientador(a);
  • Palavras-chave;
  • Objeto;
  • Finalidade;
  • Justificativa;
  • Método;
  • Recursos;
  • Conclusões;
  • Referências.

Além da elaboração e impressão do pôster, é de responsabilidade do(s) autores a apresentação do mesmo na Sessão de Pôsteres, de acordo com a programação do evento. Recomenda-se, durante a apresentação, a distribuição de panfletos com informações resumidas sobre o trabalho e formas de contato com o(s) responsável(eis).

Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Evento (CD-ROM) e no site do Simpósio. Serão certificados os(as) autores(as) cujos trabalhos tenham sido aceitos.

 

Divulgação dos Trabalhos Aprovados


30 de agosto de 2017.